NOSSOS VÍDEOS

domingo, 20 de março de 2016

"UM BRASILEIRO ARROJADO E EFICAZ, DENTRO DOS PARÂMETROS LEGAIS""

ESTRELA : Sérgio Moro, o juiz que faz o Brasil tremer

"República de Curitiba": todos os caminhos levam a Sérgio Moro, o juiz a cargo da 'Operação Lava Jato' (Foto: Reprodução)
Do NE10
charlesnasci@yahoo.com.br

Herói que tenta livrar o Brasil da praga da corrupção ou golpista que usurpou os poderes constitucionais e desencadeou um violento terremoto político a partir de sua "República de Curitiba": todos os caminhos levam a Sérgio Moro, o juiz a cargo da 'Operação Lava Jato'. Há dois anos, o ousado magistrado de Curitiba ordenava a prisão de um velho conhecido, o doleiro Alberto Youssef, de recheada ficha judicial, que lhe mostraria o caminho para os subterrâneos do poder. Surgia assim a maior operação anticorrupção que o Brasil já viu e com ela, a fama de Moro, o juiz encarregado de comandar as investigações sobre o bilionário esquema de desvio de dinheiro na Petrobras.

Depois de quase cem condenações e 24 fases da investigação, caíram na rede do magistrado ex-diretores da petroleira e donos das maiores empreiteiras do país. E suas acusações respingaram até no até então intocável ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A frieza quase temerária deste Quixote da Justiça o levou às portas da casa do ex-presidente em São Bernardo do Campo, em 4 de março, quando ordenou à Polícia Federal que o levasse em condução coercitiva para depor em São Paulo. "Eu, sinceramente, tô assustado com a República de Curitiba. Porque a partir de um juiz de primeira instância, tudo pode acontecer neste país", afirmou Lula, em conversa telefônica grampeada e divulgada com autorização do juiz.

'MÃOS LIMPAS' - Moro nasceu há 43 anos na cidade paranaense de Maringá e ali formou-se em direito, tornando-se juiz em 1996. Doutor e professor universitário, completou sua formação na respeitada Universidade de Harvard. "É um magistrado tecnicamente preparado, com uma capacidade de trabalho extraordinária e experiência em processos de grande magnitude", contou à AFP Antonio Bochenek, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Fascinado por decifrar os caminhos do dinheiro sujo, o astro da Justiça brasileira sempre se mostrou encantado com a histórica operação 'Mani Pulite' [mãos limpas], que desarticulou uma complexa rede de corrupção na Itália dos anos 1990.

Como uma profecia, o juiz esboçou, em um artigo publicado em 2004 a respeito desta operação, a arquitetura do caso que o alçaria à fama dez anos depois, defendendo a estratégia de colaborações premiadas de delatores ou a divulgação de informações à imprensa, uma poderosa arma utilizada na 'Operação Lava Jato' desde o início. "Moro instituiu a prisão preventiva como regra, enquanto em qualquer país civilizado é a exceção", condenou o advogado Antonio Carlos de Almeida, que defende vários envolvidos no esquema com a Petrobras. O magistrado forjou seu olfato apurado no caso Banestado, no qual foram condenadas 97 pessoas envolvidas em um esquema de lavagem de dinheiro. Entre elas, um certo Alberto Youssef.