NOSSOS VÍDEOS

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

OS PROFESSORES DE UMBUZEIRO PERMANECEM EM GREVE ATÉ QUE HAJA O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS ATRASADOS


Na última terça-feira (18), os professores do município de Umbuzeiro participaram da Audiência Pública promovida pelo Ministério Público Estadual ,no Fórum da cidade . Participaram com a  Promotora de Justiça, juntamente com a  Diretoria do Sindicato, e assessoria Jurídica ,e o Secretário de Educação do município, Presidente do Conselho do FUNDEB e Assessora Jurídica do município.
A audiência teve início com a exposição da Promotora de Justiça. Dra Sandremary, inicialmente falando sobre as diversas ações isoladas e coletivas em defesa dos diretos dos servidores movidas pelo Sindicado contra a Prefeitura em Umbuzeiro e que já tem data marcada para a realização de audiências em relação as ações. Falou da possibilidade de ser firmado um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura e o Sindicato para que pudesse solucionar o pagamento e o fim da greve.



A Assessora Jurídica do município de Umbuzeiro, falou sobre a situação financeira da Prefeitura, sobre a crise no Brasil e em relação a greve dos professores no município. Em seguida, o Secretário de Educação explanou a situação do atraso do pagamento dos professores, da crise financeira que assola o país e o município de Umbuzeiro e informou que no dia 20 de outubro estaria realizando o pagamento do mês de setembro aos professores, sendo que os professores deveriam finalizar a greve e voltar as aulas no dia 19 de outubro.
Logo em seguida, foi a vez da Assessoria do Sindicato, que primeiro facultou a palavra aos professores, momento em que a Professora Alice expôs a situação difícil que vive os professores, por conta dos salários atrasados, do parcelamento do salário do mês de dezembro de  2015 que não vem sendo cumprido, da forma que vem sendo realizado o pagamento, e por fim, questionou o porquê dos contratos e aumento dos salários de alguns funcionários que estão fora de sala de aula ou em coordenação, sendo que o município está com dificuldades em pagar os salários dos professores, o parcelamento de dezembro de 2015 e o retroativo de 2014.
O Assessor Jurídico falou da posição do Sindicado, em defesa dos professores, da proposta do TAC para que fosse assegurado o pagamento dos professores no dia 20 de outubro, referente a setembro e que no dia 10 de novembro o salário do mês de outubro, Sendo que o não cumprimento do TAC acarretaria o bloqueio das contas, no valor da folhar de pagamento, para a garantia do salário dos profissionais da educação.
O TAC não foi aceito por parte dos representantes da Prefeitura, no entanto, informaram que iriam realizar o pagamento atrasado no dia 20 de outubro. A proposta dos professores foi para que houvendo o pagamento do salário atrasado no dia 20/10 para todos os professores, no dia seguinte estariam voltando as atividades em sala de aula.