NOSSOS VÍDEOS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

AVANÇO DA UFPE



Universidade Federal de Pernambuco abre primeiro museu oceanográfico do Norte e Nordeste

O museu em Recife reúne coletas feitas nos últimos 60 anos, em expedições brasileiras e estrangeiras pela costa brasileira.
Recife - Mais de 30 mil amostras de organismos marinhos descobertos na parte do oceano que banha as regiões Norte e Nordeste do país passaram a ser reunidas no Museu Oceanográfico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A unidade, inaugurada terça-feira (23), no Recife, Pernambuco, é a primeira desse tipo na região e a quinta no Brasil.
Universidades federais do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo, já mantêm essas estruturas de pesquisa. O espaço é utilizado para concentrar descobertas de ecossistemas marinhos, analisar as características e monitorar espécies. A necessidade desse tipo de laboratório, que tem sido patrocinado pela Petrobras, ganhou impulso com a exploração petrolífera em águas profundas.
A proposta é que os pesquisadores consigam mais informações sobre a biodiversidade da região. Essas análises vão permitir, por exemplo, uma melhor avaliação do impacto ambiental provocado pelas atividades da indústria de petróleo. O trabalho dos pesquisadores é uma demanda da estatal e de outras empresas do setor que precisam fazer análise de impacto antes de começar o trabalho de perfuração em busca de petróleo.
O museu em Recife reúne coletas feitas nos últimos 60 anos, em expedições brasileiras e estrangeiras pela costa brasileira. "A gente já armazenava aqui [no Recife] o que é raridade em todo o Brasil, mas armazenávamos em estantes inadequadas e perdíamos muito material. No museu, agora, temos armários deslizantes compactadores que ocupam menos espaço e onde cabe muito material", disse a pesquisadora do Departamento de Oceanografia da UFPE, Sigrid Leitão.


Dilma defende Inovar-Auto e prorroga IPI menor até fim do ano

SÃO PAULO, 24 Out (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff anunciou a prorrogação do IPI reduzido para veículos --que terminaria no final do mês-- até 31 de dezembro deste ano. Durante cerimônia de abertura do Salão do Automóvel em São Paulo nesta quarta-feira a presidente fez uma ampla defesa do novo regime automotivo, o Inovar-Auto.
"Nós queremos gerar tecnologia, porque o nosso país tem um desafio e chama-se o desafio da produção, e produzir vai significar para o nosso país ter uma imensa capacidade de inovar", disse a presidente.
(Reportagem de Eduardo Simões)