NOSSOS VÍDEOS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A INDÚSTRIA TRANSPARECE CONFIANÇA

Confiança da indústria atinge maior nível desde junho de 2011, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1% entre setembro e outubro, passando de 105 para 106 pontos, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). A pontuação é superior à media dos últimos cinco anos e a maior desde junho do ano passado, quando estava em 107,1 pontos.

Na comparação com outubro do ano passado, o ICI registrou aumento de 4,8%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) passou de 84,1% para 84,2% outubro, também o maior patamar desde junho de 2011 e mantendo-se acima da média pelo terceiro mês consecutivo. Na leitura prévia, divulgada na semana passada, o índice de confiança do setor tinha mostrado alta de 1,3% e nível de utilização da capacidade instalada de 84,3%.

Segundo a FGV, os resultados sinalizam a continuidade da recuperação gradual na indústria e a evoluçãodo ICI em outubro foi influenciada principalmente pela melhora das avaliações em relação ao atual momento da economia.

O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,7%, para 106,8 pontos, maior valor desde julho de 2011. O Índice de Expectativas (IE) avançou 0,3%, para 105,2 pontos, permanecendo acima da média dos últimos cinco anos.

O indicador de nível de estoques foi o que mais contribuiu para o crescimento do ISA. Entre setembro e outubro, a parcela de empresas com estoques excessivos recuou de 6,1% para 5,6%, enquanto a proporção de empresas com estoques insuficientes aumentou de 2,1% para 4,1%.

Esse resultado, segundo a instituição, é compatível com um quadro de normalidade de estoques na média da indústria.

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA

O indicador de expectativas sobre a contratação de mão de obra nos próximos meses registrou o maior impacto sobre o IE no mês, com alta de 1,7% em relação a setembro, passando de 109,9 para 111,8 pontos.

Apesar do avanço dentro da margem, o indicador do quesito continua em nível relativamente baixo e mostra que o ritmo de contratações da indústria ainda não foi significativamente influenciado pela aceleração da atividade do setor nos últimos meses.

A proporção de empresas que ratação também aumentou, só que em menor magnitude: de 10,4% para 12,7%.esperam aumentar o total de pessoal ocupado passou de 20,3% para 24,5%. A parcela das empresas que esperam diminuir a cont