NOSSOS VÍDEOS

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Câmeras vão multar até de madrugada no Recife

A partir desta quarta-feira (3), infrações de trânsito serão registradas por dez aparelhos com operação 24h
Agentes observarão qualquer infração que possa ser validada pelas imagens, com foco em estacionamento em local proibido
Agentes observarão qualquer infração que possa ser validada pelas imagens, com foco em estacionamento em local proibidoFoto: Paullo Allmeida
As dez câmeras de monitoramento que passam a registrar infrações de trânsito nesta quarta-feira (3) no Recife também funcionarão durante a madrugada. Significa que mesmo avanços de semáforo e conversões proibidas praticadas, normalmente, em horários tardios devido ao medo da insegurança estão passíveis de notificação e multa, embora a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) garanta que, caso a caso, o bom senso será adotado.
O objetivo do modelo de fiscalização é reforçar ações que, desde 2013, já reduziram em 30% o número de acidentes com vítimas na Cidade. Quem questionar as autuações feitas remotamente poderá ingressar com recurso, o que é direito de qualquer cidadão.

A fiscalização se dará 24 horas, se­­te dias por semana. A medida só vale onde há placas indicando “Fiscalização de trânsito por videomonitoramento”. Na Capital, 124 câme­­ras monitoram o tráfego, mas só as dez anunciadas pela CTTU serão utilizadas na fiscalização punitiva (ver arte).

Os trabalhos serão feitos por 20 agentes que atuam na Central de Operações de Trânsito (COT). A autarquia garante, contudo, que as áreas cobertas pelas imagens seguirão recebendo guardas de trânsi­­­to para fiscalizar infrações que só podem ser validadas presencial­­­men­­­­te, como trafegar sem docu­­­men­­­­­­tos do veículo.