NOSSOS VÍDEOS

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Jucazinho está no 'menor percentual da vida útil', diz gerente da Compesa


Barragem de Jucazinho está no volume morto, com 2,5% da capacidade total (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

"A gente chegou no percentual menor de toda a vida útil da barragem [de Jucazinho]", afirma a gerente regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Nyadja Menezes. Em entrevista  nesta segunda-feira (26) ela disse que a capacidade da barragem, localizada em Surubim, no Agreste do estado, está em 2,5% do total. Dos 327 milhões de metros cúbicos que o reservatório comporta, atualmente há apenas oito milhões.
A gestora explicou que Jucazinho está no volume morto, por isso será feita uma obra emergencial para que a água possa ser utilizada. "Nosso intuito é retirar essa água. Da forma que está a gente não teria condições nenhuma de tirar água desse volume morto. E daí a importância de executar essa obra emergencial para possibilitar que essas doze localidades possam voltar a ser atendidas pela barragem", explicou.
O líquido será retirado do local por meio de uma bomba submersa, segundo informou a assessoria da Compesa. Enquanto a obra não é concluída, a água chegará aos municípios por meio de carros-pipa. Os doze municípios que são abastecidos pela barragem estão com o fornecimento de água suspenso por conta da obra de captação do volume morto - o abastecimento foi interrompido no sábado (24) e seguirá por quinze dias.
A gerente da Companhia afirmou que "vai criar uma estratégia operacional  para que a localidade seja atendida [com carros-pipa] sem precisar a população ir na Compesa". Ela explicou que a suspensão do abastecimento vai durar até a conclusão da obra emergencial e, em seguida, será divulgado um novo calendário de fornecimento de água.
O uso do volume morto vai permitir que a retirada de água seja mantida por mais quatro ou cinco meses - dentro do esquema de rodízio atual - para as 12 cidades envolvidas: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama, além do distrito de Ameixas. Caruaru, também no Agreste, continua sendo atendida pela barragem do Prata, enquanto Gravatá e Bezerros, pelos reservatórios de Brejinho, Cliper, Vertentes e Brejão.