NOSSOS VÍDEOS

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Falha geológica registrada há 32 anos em PE causa 448 tremores em 3 dias

Sismólogo da UnB diz que fenômenos são frequentes no Agreste do estado.
LabSis da UFRN registrou abalo de 3.8 de magnitude - o maior dos 3 dias.

Sismograma registrou o abalo sísmico de 3.8 de magnitude entre São Caetano e Caruaru (Foto:  Divulgação/ LabSis/UFRN)

Há 32 anos abalos sísmicos são registrados no Agreste de Pernambuco devido a um sistema de falhamento geológico que existe na região. De acordo com o sismólogo da Universidade de Brasília (UnB), George Sand, os fenômenos - que ocorrem desde 1984 - são frequentes. "É como se houvesse uma rachadura na geologia da região. Quando o sistema se movimenta, ocorrem os tremores", explicou ao G1.
Ainda segundo o sismólogo, não há uma causa específica para que estes fenômenos ocorram. "Os tremores acontecem independente do clima e de qualquer outro fenômeno da natureza. Eles são comuns. Muitas pessoas associam ao tempo chuvoso ou ao tempo quente, mas não tem nenhuma relação", afirmou George Sand.

O sismólogo da UFRN Eduardo Menezes esclareceu ao G1 que estes fenômenos fazem parte do mecanismo do planeta. "Em determinados locais da Terra, os esforços ou forças que atuam no interior do planeta provocam movimentos nas rochas fazendo elas se moverem. É assim que se geram os tremores. Em alguns lugares [os abalos] são fortes e em outros, fracos. Às vezes os fenômenos nem chegam a ser observados", detalhou.