NOSSOS VÍDEOS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"SERÁ QUE ELE VAI PARA CADEIA MESMO..?"



STF condena Dirceu a mais de 10 anos de prisão

[-Texto [+]


Por Hugo Bachega e Ana Flor

BRASÍLIA,  (Reuters) - O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, considerado mentor do mensalão, foi condenado nesta segunda-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 10 meses de prisão e deverá cumprir parte da pena em regime fechado.

Dirceu foi apontado pelo Supremo como "chefe da quadrilha" responsável pelo esquema de compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revelado em 2005.

A pena de Dirceu é a soma das condenações por formação de quadrilha (2 anos e 11 meses) e corrupção ativa (7 anos e 11 meses) e implica que o petista terá de cumprir a sentença em regime fechado. Somente após o cumprimento de um sexto da pena, ele poderá pedir progressão da punição.

O ex-presidente do PT José Genoino, condenado pelos mesmos crimes que Dirceu, recebeu pena total de 6 anos e 11 meses de prisão. Como sua pena foi inferior a 8 anos, ele poderá cumpri-la em regime semiaberto.

O Código Penal brasileiro prevê que penas entre 4 e 8 anos sejam cumpridas em regime semiaberto e acima de 8 anos em regime fechado.

Já o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que ao lado de Dirceu e Genoino formava o núcleo político do esquema, foi condenado a 8 anos e 11 meses, e também deverá cumpri-la em regime fechado.

O relator do processo no Supremo, ministro Joaquim Barbosa, disse que Dirceu optou por "subjugar por meio de vantagens pecuniárias, um dos poderes da República".
Em entrevista coletiva em São Paulo, após a definição das penas de Dirceu, o advogado do ex-ministro José Luis de Oliveira Lima disse que respeita, mas não concordar com a decisão e garantiu que tentará todos os recursos possíveis para apelar da resolução tomada pelo Supremo. .



Parentes e amigos vão à cerimônia de 




cremação de Marcos Paulo no Rio


Cerca de 50 pessoas acompanharam a cerimônia nesta segunda-feira (12).
'Ele morreu rápido, nos meus braços', disse a mulher Antônia Fontenelle.

Livia TorresDo G1 Rio
6 comentários
Cerca de 50 pessoas, entre parentes e amigos, acompanharam a cerimônia de cremação do corpo do ator e diretor Marcos Paulo, na tarde desta segunda-feira (12), no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio. O ato aconteceu na capela 1 do cemitério e terminou por volta das 15h30.
O velório foi aberto ao público por volta das 12h. Apesar da cerimônia de cremação, o corpo de Marcos Paulo deve ser cremado apenas na terça-feira (13). O ator e diretor morreu aos 61 anos, em decorrência de uma embolia pulmonar. Ele estava em casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Muito emocionada, a mulher de Marcos Paulo, a atriz Antônia Fontenelle, disse que ele morreu em seus braços.
“Estava tudo certo, mas ele teve uma embolia pulmonar e morreu rápido, nos meus braços”, afirmou a atriz, acrescentando ainda que "Ele [Marcos Paulo] foi um anjo na minha vida. Com ele pude conhecer quem é a Antonia e até onde ela pode ir", completou Antônia.
"Perdi um companheiro, o meu melhor amigo. Quando a gente estava na briga para viver, nos momentos em que eu achava difíceis, eu gritava e as pessoas vinham e davam apoio. Agora duas semanas depois de o Maluf (Fernando Maluf, médico do ator) anunciar que ele não tinha mais nenhuma célula cancerígena no corpo, ele morreu. Deus quis que fosse assim, vai fazer o que né? Eu sempre questiono por que as pessoas do bem se vão. Eu perdi um monte de coisas que estavam no caminho para a gente fazer. Mas a hora da gente não é a hora de Deus", disse Antônia.
"Ele estava feliz, mas apareceu com febre de uma semana. Essa febre tinha características de malária", acredita Antônia.
O ator Murilo Rosa destacou que trabalhou com Marcos Paulo em seu primeiro trabalho na TV Globo. "Fui dirigido por ele em duas novelas. Na minha primeira novela na Globo, Força de um Desejo, a direção era dele. Sempre foi muito elegante, carinhoso. Passamos esse Ano Novo praticamente juntos. É uma pessoa muito especial e tenho ceteza que viveu a vida a mil por hora", disse o ator.
Marcos Frota também conviveu com Marcos Paulo. "Eu peguei a fase dele como diretor e só tenho a agradecer. Lindo, gentil. Missão cumprida", frisou Frota.
Já o ator Kayky Brito lembrou do amuleto que ganhou de Marcos Paulo, quando estreou em sua primeira novela na TV Globo. "Ele foi o diretor de núcleo de minha primeira novela na Globo, o Beijo do Vampiro. Ele me deu um amuleto que guardo até hoje, uma moeda de 1 dólar", falou o ator.
A atriz Maria Paula também se emocionou quando recebeu a notícia da morte de Marcos Paulo. "Ele era alegre, talentoso, amoroso. Foi tudo muito repentino. Depois de ganhar uma luta daquela que ele ganhou. A última vez que estive com ele foi no Festival do Rio. A gente se chamava de MP ( sigla dos nomes). Só da pra acreditar que tinha mesmo que ser", disse.
Ex-mulheres e filhas acompanham cerimônia
Por volta das 8h30, a atriz Flávia Alessandra chegou acompanhada do marido, Otaviano Costa, e de Giulia, uma das três filhas de Marcos Paulo.