Casinhas, no Agreste de Pernambuco, vêm apresentando uma disputa muito acirrada pela vaga do Executivo. Após a desistência da candidatura de Rosineide Barbosa (PP), a pré-candidata Juliana de Chaparral (DEM) aprimorou novas estratégias para o pleito, priorizando diálogo com lideranças e colaboradores que foram ligados à última gestão da ex-prefeita, já que o atual prefeito, João Camêlo (PSB), não teve uma boa relação com essas pessoas em seu governo.
Mas o principal ponto apresentado nos bastidores da política de Casinhas é que a família Chaparral tem investido muito forte no diálogo com as camadas menos favorecidas do município, de domingo a domingo; os telefones não param, com Juliana sempre conversando pessoalmente com o homem do campo, professores, comerciantes e lideranças, sem falar que até alguns vereadores da base da situação já chegaram a manter encontros com a pré-candidata oposicionista do "grupo verde".
Ainda não se sabe qual será a tática usada por João Camêlo para ganhar espaço no pleito e, ao mesmo tempo, tentar neutralizar o fortíssimo avanço de sua adversária. Em épocas anteriores, o atual gestor apostava nas estratégias do deputado federal Danilo Cabral (PSB), mas que, no presente momento, anda muito distante dos fortalecimentos políticos do Agreste devido a crise que o próprio partido vem passando.