NOSSOS VÍDEOS

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Lula: 'Vamos trazer a democracia 
de volta ao Brasil'
Ex-presidente encerra etapa mineira da caravana em Belo Horizonte, lembrando o Juscelino Kubitscheck: "Estou perdoando os golpistas". Próximo destino deve ser a região Sul, terra de Getúlio Vargas
São Paulo – Milhares de pessoas acompanharam ontem (30) o encerramento da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao fim de oito dias, percorreu mais de 1.500 quilômetros e passou por 28 cidades. O ato final foi realizado no centro da capital do estado, Belo Horizonte, na Praça da Estação.
Lula em BH
Ao iniciar sua fala, Lula lembrou que toda vez que a direita age para usurpar o poder, ela tenta "destruir moralmente os seus adversários". "Foi assim com Getúlio Vargas, com Juscelino Kubitschek (JK). Depois, essa gente não deixou João Goulart governar. Eu sou mais paciente do que o Getúlio, mais paciente que o Goulart. E talvez eu seja paciente tanto quanto o JK. Porque diziam que ele não poderia ser candidato, nem ganhar, nem tomar posse, e que se ele tomasse posse, tirariam. Os golpistas desse país, que fizeram a desgraça, que disseram que era culpa da Dilma e do PT, tiraram a Dilma e agora o que estamos percebendo é que eles levaram o país a uma situação de deteriorização".
O ex-presidente exaltou sua disposição para "virar o jogo e trazer a democracia de volta" ao Brasil; "Estou perdoando os golpistas que fizeram essa desgraça no país", disse em referência a Juscelino Kubitschek, que perdoava os militares após as tentativas de derrubá-lo
O ato de encerramento da caravana de Lula por Minas Gerais teve como tema central "a cultura e os movimentos sociais e populares mineiros", segundo divulgou, em nota, o Partido dos Trabalhadores. Além dos discursos, a Praça da Estação recebeu exposições e diversas manifestações culturais. .
O ex-presidente voltou a criticar a gestão Temer e defender que educação é investimento – e não gasto - e condenou o atraso que a sociedade brasileira sofreu com os governos anteriores aos do PT em relação à educação pública. "A elite política desse país é a mais perversa desse continente, porque nunca se preocupou em educar o povo brasileiro. É a única explicação que eu tenho", disse Lula. .
Ele ressaltou que o governo golpista trabalha para retirar direitos conquistados por lutas históricas dos trabalhadores e alertou para a necessidade de a população voltar a debater política no dia a dia, como forma de combater o retrocesso. "Vocês têm que levantar a cabeça para saber o que está acontecendo no Brasil. Quando criam PEC que proíbe investimento do governo em saúde e educação, quando querem a privatização da Petrobras e acabar com a indústria de óleo e gás, eles praticam um aborto nesse país. O aborto do futuro. Vão tirar os royalties do pré-sal para a educação".