NOSSOS VÍDEOS

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

" A FORÇA DO JUMENTO NORDESTINO"



Com roupas de proteção,




 'jumento 



apicultor' ajuda a extrair mel 




no Ceará

Com roupas e equipamento de proteção, animal colhe mel há dez anos.
Apiário fica no sertão do Ceará, a 220 km de Fortaleza. 

Do G1 CE
46 comentários
Um apicultor leva um jumento para extrair mel no sertão do Ceará no distrito de Cachoeira, em Itatira, a 220 km de Fortaleza. Há 10 anos, o ''jumento apicultor'', vestido com roupas de proteção, ajuda a retirar do apiário cerca de nove litros de mel por dia, segundo o dono do animal, Manuel Juraci, de 59 anos. “O Boneco é o único em todo o Brasil que faz esse trabalho”, diz o dono.
A região de Itatira é a maior produtora de mel no Ceará. Cerca de 120 apicultores chegam a colher aproximadamente 90 mil quilos de mel por ano. Mas ver o jumento Boneco vestido de apicultor está cada vez mais raro. A seca expulsou as abelhas do sertão cearense. Por isso, por enquanto, o dono suspendeu as atividades do jumento no apiário.
Além de apicultor, Manuel Juraci também é inventor. Conhecido como professor Pardal, referência a um personagem de quadrinhos que era inventor, Juraci criou, por exemplo, um colhedor de manga, centrífuga para mel, e brinquedos para crianças. Até um protótipo de helicóptero faz parte da coleção de invenções.
  •  
Jumento apicultor colhe 9 litros de mel por dia no sertão do Ceará (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Jumento apicultor colhe 9 litros de mel por dia no sertão do Ceará (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)

OLÍTICA // VISITA PRESIDENCIAL

Seca no Nordeste traz Dilma para reunião da Sudene na Bahia, nesta sexta


11bb1826cfeca321c46f4e06b5dc70b7.jpg
Presidenta se reúne com governadores do Nordeste para tratar da seca que atinge a região
Foto: divulgação

Mellyna Reis
Do NE10/Bahia
Três semanas depois, a presidente Dilma Rousseff volta à Bahia nesta sexta-feira (9), onde participa de dois compromissos de governo. Ao contrário da última vinda que teve cunho eleitoral, Dilma passa pelo interior do Estado e segue para uma reunião com governadores do Nordeste em Salvador.

A presidente sairá da Base Aérea de Brasília às 8h (horário local) e deve pousar no município de Guanambi, no Sudoeste da Bahia por volta das 9h. A chefe do executivo seguirá de helicóptero até Malhada, distante 204 km, com previsão de chegada às 9h30.  

Junto com o governador Jaques Wagner, Dilma participa da inauguração, marcada para às 10h, da primeira etapa da Adutora do Algodão do sistema integrado de abastecimento de água de Guanambi, que recebeu um investimento de R$ 136 milhões. 

A obra foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e deve beneficiar cerca de 110 mil habitantes de sete municípios da região.

Durante a cerimônia, a presidente vai anunciar a construção da segunda etapa da adutora, cujo orçamento gira em torna de R$ 55 milhões, que promete atender 55 mil pessoas das localidades de Caetité, Lagoa Real, Morrinhos, Maniaçu e Ibitira.

De lá, a presidente viaja de avião até Salvador, onde almoça com os governadores do Nordeste, por volta das 13h30, no Hotel Deville, em Itapoã. O encontro antecede a reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), agendada para às 15h, no mesmo local.

A pauta é a crise provocada pela seca que atinge os estados nordestinos e o norte de Minas Gerais. Os governadores devem cobrar mais recursos para enfrentar a estiagem, considerada uma das piores dos últimos 40 anos.
.