NOSSOS VÍDEOS

sábado, 3 de novembro de 2012

"A LUTA POR UMA VAGA NA UNIVERSIDADE"



Edição do dia 03/11/2012
03/11/2012 21h20 - Atualizado em 03/11/2012 21h55

Enem mobiliza milhões de estudantes 



na luta por vaga na universidade

Os candidatos se esforçaram para não perder o horário - e responderam a questões sobre ciências humanas e ciências da natureza.

Milhões de estudantes fizeram neste sábado (3) a primeira prova do Enem - o Exame Nacional do Ensino Médio - em mais de 1,5 mil cidades brasileiras.
Os candidatos se esforçaram para não perder o horário - e responderam a questões sobre ciências humanas e ciências da natureza.
Um boato de que o exame teria sido cancelado circulou pela internet logo cedo.
“Era um site que, dava para ver que não tinha credibilidade nenhuma”, contou uma jovem.
Num dos maiores locais de prova do Rio, o primeiro da fila chegou com duas horas e meia de antecedência. “Estou tentando me acalmar, porque, como todo professor fala nessa época: ‘se ficar nervoso, vai errar besteira’”, afirmou o rapaz.
Entre os candidatos, uma senhora de 66 anos. “Não custa nada ir atrás de um sonho e tentar realizá-lo”, disse.
Os portões foram fechados às 13h - horário de Brasília. Desespero para quem se atrasou. Poucos minutos depois, uma jovem saiu chorando. Trouxe o documento errado. A carteira de estudante em vez da identidade.
Deficientes visuais pediram à organização do Enem que as provas delas fossem impressas com letras maiores, já que enxergam muito pouco. Mas foram embora revoltadas. “Falaram que podíamos nos retirar, porque não tinha prova”, contou.
Em São Paulo, foram 932 mil inscritos.
“Estou bem relaxada, descansei bem”, disse uma menina.
“Estou nervosa, mas acho que estou preparada”, afirmou outra.
Em Ilhéus, na Bahia, muitos estudantes ficaram presos num congestionamento de três quilômetros e perderam a prova.
Engarrafamento também para chegar á Universidade Federal do Maranhão. Natália não pensou duas vezes e desceu do carro. "Tive que sair pra ver se pego um mototaxi pra ver se não perco a prova", revelou.
Nas cidades onde não há o horário de verão, como em Manaus, alguns alunos ficaram confusos.
“Me confundi. Perdi a oportunidade”, disse um rapaz.
Corre-corre em Curitiba, pouco antes do início das provas.
Durante o exame não adianta ter pressa, querer sair logo. Neste sábado, o tempo obrigatório de permanência nos locais de prova foi de no mínimo duas horas. As 90 questões poderiam ser respondidas no máximo em 4 horas e meia. Maratona que recomeça no domingo.
Na saída, as lágrimas de Alice chamaram a atenção. O nervosismo fez com que ela esquecesse de marcar o cartão resposta. Já Bruno, foi para casa confiante. “Estou bem otimista. No final, se não quisermos acreditar na gente, quem vai acreditar?”, reforçou.
A coordenação do Enem informou que os candidatos com deficiência visual podem comparecer ao exame neste domingo (4) - e terão o direito de fazer as provas de sábado numa outra data.