NOSSOS VÍDEOS

domingo, 8 de janeiro de 2017

PE: Estado criará leitos para transferir de UTIs pacientes crônicos

Oferta de leitos para os crônicos foi acordada com o MPPE em outubro de 2016 diante da crise de vagas em UTIs em Pernambuco
UTI
Até o próximo mês, o Estado de Pernambuco promete criar unidades de cuidados prolongados para pacientes pediátricos e adultos que dependem de ventilação mecânica. A medida busca, segundo o Governo, otimizar a política de leitos. Atualmente, pacientes com esse perfil ocupam vagas de UTI quando poderiam ser assistidos de outra forma. A portaria de criação dessas unidades específicas foi publicada nesta sexta (6) no Diário Oficial do Estado, mas, nos próximos dias, é que será divulgado o edital para a contratação de hospitais que tenham interesse em se credenciar. O governo pagará diária de R$ 800 por cada paciente. A oferta de leitos para os crônicos foi acordada com o MPPE em outubro de 2016 diante da crise de vagas em UTIs em Pernambuco e apontava que, pelo menos, 100 vagas devam ser criadas.

“Cerca de 10% dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes crônicos. Quando eles saírem e forem para os leitos apropriados, vai desafogar e aumentar o número de vagas de UTI”, comentou a promotora Helena Capela, que preside o Inquérito Civil nº 08/2013 sobre a falta de UTI na rede pública do Estado. “Dentro desse inquérito, vimos que, para resolver o problema da insuficiência de leitos de UTI, três coisas precisavam ser feitas: aumentar o número que já existe, reabrir os que foram fechados em 2015 e tirar os pacientes crônicos de UTIs para outros leitos”, comentou. Os três pontos foram discutidos e foi acertado um cronograma que se estenderá entre 2017 e 2018. Foi priorizada a contratação de vagas para crônicos até fevereiro deste ano. Até março, segundo o cronograma, deve acontecer a reabertura de 42 leitos de UTI fechados e, até dezembro de 2018, a ampliação de 97 novos.