NOSSOS VÍDEOS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Como funciona a moto da Honda que para em pé. Confira o vídeo

Apresentado nos Estados Unidos, protótipo também segue o dono por meio de câmera

Como funciona a moto da Honda que para em pé. Confira o vídeo Divulgação/Honda
Engenheiro curte uma de piloto e demonstra o funcionamento do Riding AssistFoto: Divulgação / Honda 
Parar a moto e não colocar os pés no chão é coisa para artista de circo ou competidor de trial, certo? Sim, mas essa parte do show deles parece estar com os dias contados. A Honda mostrou na semana passada durante o Consumer Electronics Show (CES), em Los Angeles, no Estados Unidos, uma moto-conceito que para em pé mesmo quando a velocidade é zero. O modelo é equipado com a tecnologia Riding Assist (assistência de pilotagem). Veja aqui como ele funciona.
A nova tecnologia também facilita o equilíbrio da moto em baixas velocidades, anulando o chamado efeito "cobrinha" (como a menor rotação das rodas gera menos inércia, obriga o motociclista a balancear a moto, mexendo o guidão para os dois lados), sobretudo nas motos mais pesadas. O Riding Assist funciona como uma espécie de inteligência artificial e, basicamente, faz o mesmo que pilotos de trial.
Sensores mexem o guidão de um lado para o outro para equilibrar o veículo, e o sistema tem uma vantagem sobre os humanos: ao mesmo tempo, a coluna de direção e o garfo dianteiro se movimentam para frente e para trás, alterando o centro de gravidade da moto e ajudando na empreitada. A moto-conceito foi baseada na plataforma bicilíndrica de 750cc, da qual a NC 750X deriva. O protótipo faz parte do que a Honda chama de ¿Ecossistema de Mobilidade Cooperativa¿, que mescla inteligência artificial e robótica.