NOSSOS VÍDEOS

sábado, 7 de janeiro de 2017

ELEIÇÕES 2018: Ana Arraes pode ser candidata do PSB ao Governo do Estado, com Danilo Cabral e Jarbas Vasconcelos disputando as duas vagas do Senado

Cada vez mais ganha corpo no PSB a tese que o governador Paulo Câmara não teria fôlego, nem ânimo, para um novo mandato. Neste caso, o nome de Ana Arraes aparece como o mais consensual entre os socialistas para substituir o governador na disputa (Foto: Folha de PE/Reprodução)
Do BLOG DE ALBÉRICO CASSIANO
charlesnasci@yahoo.com.br

A visita de cortesia que fez ao amigo e ex-vereador de Casinhas, Walter Borges, pode ter sido um aquecimento para a maratona de possíveis visitas, aos municípios pernambucanos, que a ministra do Tribunal de Contas da União, e ex-deputada federal, Ana Arraes, eventualmente, possa ter que fazer, no próximo ano, percorrendo o estado como candidata do PSB ao governo do estado. Embora tenha direito de disputar à reeleição, cada vez mais ganha corpo no PSB a tese que o governador Paulo Câmara não teria fôlego, nem ânimo, para um novo mandato. Neste caso, o nome de Ana Arraes aparece como o mais consensual entre os socialistas para substituir o governador na disputa.

Eleita para o TCU em outubro de 2011, Ana Arraes foi duas vezes deputada federal. Em 2010, quando o filho, Eduardo Campos, foi reeleito governador, ela foi a federal mais votada, com mais de 387 mil votos. Como a eleição de 2018 tem duas vagas para o senado, quando devem ser substituídos os senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), uma vaga está definida, e deve ter como candidato o deputado federal (ex-governador e ex-senador) Jarbas Vasconcelos (PMDB). 
Para segunda vaga, quem tem como o nome mais lembrado, é o deputado federal Danilo Cabral. 

Estrategicamente, Danilo Cabral deixou o primeiro escalão de Paulo Câmara, onde ocupava papel de destaque, mas, em contrapartida conseguia arestas com aliados, e assumiu o mandato no Congresso, longe de possíveis 'frituras'. Em 2014, a exemplo de Paulo Câmara, também teve o nome cotado para encabeçar a chapa socialista ao governo, mas foi queimado por deputados liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa.

Para ser candidata ao governo, a ministra Ana Arraes teria que pedir aposentadoria proporcional do TCU. De acordo com os socialistas, a situação está sendo monitorada por pesquisas de opinião, que também devem pesar bastante na definição do nome do partido na disputa estadual de 2018, para tentar garantir a permanência do PSB no comando do Palácio das Princesas.