NOSSOS VÍDEOS

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Trump critica estratégia do Brasil contra coronavírus: 'Teríamos 2,5 mi de mortes'

Donald Trump durante coletiva de imprensa na Casa Branca, nesta sexta, 5 de maio de 2020 (Chip Somodevilla/Getty Images)

“Se você olhar para o Brasil, eles estão passando dificuldades. A propósito, eles repetidamente falam sobre a Suécia, [o coronavírus] voltou para assombrar a Suécia, que está tendo um momento bem complicado”, disse Trump. “Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, 2,5 milhões de vidas ou até mais.”

Não é a primeira vez que Trump critica a postura do governo do aliado Jair Bolsonaro. Em 28 de abril, o presidente americano disse que o Brasil enfrentava um “grande surto” do coronavírus e que estudava impor restrições aos voos originados de aeroportos brasileiros.
Já no dia 24 de maio, os Estados Unidos anunciaram a proibição da entrada de pessoas vindas do Brasil. "O potencial de transmissão não detectada do vírus por indivíduos infectados que tentam entrar nos Estados Unidos oriundos do Brasil ameaçam a segurança do nosso sistema de transporte e infraestrutura e a segurança nacional", afirmava o texto da medida assinada pelo presidente norte-americano.