NOSSOS VÍDEOS

terça-feira, 24 de setembro de 2019


Náutico volta a disputar um título nacional após 30 anos

Náutico encara o Sampaio na decisão
Última vez foi contra o Inter de Limeira, em 1989 (decisão válida pela final da Série B de 1988)
Há 30 anos, o futebol brasileiro era bem diferente. A Seleção conquistara “apenas” três Copas do Mundo. Nada de títulos internacionais para o São Paulo. O Corinthians não tinha ganho sequer um Brasileirão. Em Pernambuco, o Náutico entrava em campo para disputar sua segunda final de torneio nacional. Assim como a primeira, o Timbu ficou com vice. De lá para cá, o Brasil acumulou mais dois mundiais e os paulistas expandiram seus feitos. Quando aos alvirrubros, a maré seguiu baixa. Três décadas depois, surge uma nova chance de, enfim, ganhar o primeiro caneco fora da região e eliminar mais tabu na história.

Nos próximos dois fins de semana, o Náutico vai enfrentar o Sampaio Corrêa, na decisão da Série C 2019. A última vez que o clube chegou em uma final de competição nacional foi na Série B de 1988. Na ocasião, o torneio foi dividido em quatro grupos de seis clubes cada. O Timbu ficou no C, ao lado de Fluminense/BA, Catuense/BA, Ceará, Central e Treze. Os alvirrubros terminaram na liderança.

Nas duas etapas seguintes, mais divisão em grupos e classificação até a fase decisiva, com um quadrangular envolvendo Inter de Limeira, Ponte Preta e Americano/RJ. Náutico e Inter foram os melhores e avançaram para a final. A decisão do título da Segundona de 1988 só aconteceu em fevereiro de 1989. Em jogo único, no Limeirão, os paulistas venceram por 2x1, com gols de Machado e Silvinho. Newton balançou as redes para os pernambucanos.