O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) remanejou R$ 83,9 milhões que seriam destinados ao programa Bolsa Família para serem aplicados na comunicação institucional da Presidência da República.
A portaria autorizando a transferência foi publicada no Diário Oficial da União, na edição desta quinta-feira (4), assinada pelo Secretário Especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior. A medida acontece em meio à pandemia do novo coronavírus no país.
A publicação do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, determina a abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 83.904.162, para reforçar a dotação destinada a atender os serviços de Comunicação Institucional da Presidência da República.
O valor, segundo a portaria nº 13.474, decorre da anulação da dotação orçamentária do programa Bolsa Família, que originalmente seria utilizada para a transferência de renda diretamente às famílias em condição de pobreza e extrema pobreza na região Nordeste.
A determinação entrou em vigar na data da publicação. Confira aqui portaria completa e publicada no Diário Oficial da União.
À tarde, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) – para quem a verba será destinada – usou as redes sociais para ironizar as notícias sobre o repasse.