NOSSOS VÍDEOS

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Produção de vinhos pode chegar ao agreste pernambucano

Projeto reuniu pesquisadores e professores para levar a produção do vinho ao agreste
Os vinhos produzidos a partir das uvas colhidas e cultivadas no campo experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Brejão, microrregião de Garanhuns, foram apreciados em um evento que reuniu 70 pessoas na Chácara Vale das Colinas em Garanhuns. A área experimental tem o objetivo de colocar o Agreste pernambucano como uma nova região de vinícola do País, mostrando uma nova possibilidade de desenvolvimento econômico e social.
Vinhos de Garanhuns
Vinhos de GaranhunsFoto: Edmea Ubirajara
O evento faz parte de um projeto que reuniu professores e pesquisadores da Embrapa Semiárido, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que tem como objetivo analisar o comportamento agronômico, a qualidade da uva e implantar o processamento de vinhos em regiões produtoras de uvas e vinhos não tradicionais. Os vinhos apresentados contém uma boa qualidade, e apresenta um indicador do potencial da região para a produção de vinhos finos.
Em cerca de três anos de pesquisa no campo com dez variedades de uvas europeias, foi possível observar as que melhor se adaptam às condições de solo e clima do local. Das dez variedades, as Muscat Petit Grain, Sauvignon Blanc e Viognier, entre as brancas, e três as tintas: Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah.
Por: Matheus Jatobá, da Folha de Pernambuco